Caminhada na Neve – Uma ótima opção para curtir o inverno Suíço

Quando chega o inverno, é o período em que você quer além de curtir a neve, se deliciar nos mercados de Natal, comer muito fondue ou raclete, conhecer museus e apreciar as montanhas lindíssimas! Para os amantes de trilhas e esportes, além do ski e snowboard gostaria de falar desse esporte que virou meu queridinho do inverno aqui na Suíça. A caminhada na neve!  Que consiste basicamente em encaixar um acessório parecido com uma raquete no seu sapato e sair andando pela neve! Mas há algo a ser dito para aceitar o desafio de caminhar o ano todo. Os meses de inverno não devem estar fora dos limites – contanto que você prepare seu equipamento corretamente.

Caminhar no inverno requer mais preparo,  especialmente se você pretende caminhar por áreas que a neve esta bem fresca, seria como caminhar em praia de areia bem fofa, Se você é novo para fazer caminhadas na neve? Aqui vou mencionar algumas dicas:

Nunca vá sozinho

Se é a primeira vez que você faz caminhadas no inverno, escolha um lugar que conheça bem ou, melhor ainda, escolha um guia experiente. Há mais segurança quando se tem companhia, então nunca vá sozinho. No mínimo você não terá ninguém para compartilhar as memórias e sem contar que será bem mais divertido com os amigos!

 

Escolha a roupa certa!

Não é preciso muitas roupas, mas sim a roupa certa! O que você veste vai fazer com que você aproveite o máximo de seu tempo na neve!

Evite o algodão (ele mantém a umidade e fará com que você fique frio quando molhado) e adere à lã ou sintéticos para sua camada de base. Uma segunda pele térmica própria é  ideal, e depois uma jaqueta impermeável e respirável irá protegê-lo do mau tempo. Se você precisar de mais aquecimento, opte por um colete leve, ótima opção para ser usado usado entre a segunda pele e o casaco.

Para as pernas use uma legging ou uma segunda pele fina térmica para permitir mais flexibilidade nos movimentos.  E calças impermeáveis sobre as camadas finas, (forradas se possível). Se você sabe que as temperaturas estarão negativas, opte por uma segunda pele bem aquecida.

Congelamento é um perigo real em temperaturas abaixo de zero e tem maior probabilidade de afetar os dedos das mãos, pés e face, de modo que cobrir as extremidades é vital. Você pode considerar dois pares de luvas – um revestimento quente e um par externo impermeável (possivelmente optar por luvas de esqui à prova d’água para maior isolamento). Um gorro de boa qualidade e um fole de pescoço ajudará a mantê-lo aquecido.

Pense nos seus pés

O que você usa em seus pés é de extrema importância; suas botas leves de trekking de verão não vão machuca-lo! Uma bota com uma sola muito resistente, projetada para condições mais duras, é uma obrigação. A questão agora você vai precisar das raquetes de neve, elas vão impedir que você se afunde até o queixo! Então escolha um par de botas que sejam compatíveis com as “raquetes de neve”

RE1_5854-1
as famosas Raquetes ou Snowshoes (em inglês)

A escolha correta da meia também é primordial. Lã é uma boa escolha, pois é extremamente quente. Enquanto os forros de meia de seda podem parecer um luxo, eles são realmente baratos e fornecerão o calor extra necessário sem o volume. Certifique-se de ter espaço suficiente em suas botas para mover os dedos dos pés sem muito aperto.

Venha preparado

Caminhantes experientes do inverno dirão: “leve equipamento suficiente que você precisaria para passar a noite no deserto”, então você está preparado para qualquer eventualidade. Sempre coloque mais água e comida do que você acha que precisa, para que você tenha o suficiente para casos de emergência. Lanches, frutas e chocolates salvam a vida após algumas horinhas de caminhada! Se ainda puder levar água quente para um chá ou chocolate quente para mantê-lo aquecido. Não esqueça kit de primeiros socorros, canivete ou multi-ferramenta, uma bússola e mapa da área local.

Certifique-se de que sua bolsa tenha bolsos externos para armazenar itens que você possa precisar rapidamente, e claro não esqueçam os óculos e protetor solar, sim a neve queima também!

A comunicação é fundamental

Sempre deixe alguém avisado para onde está indo. Isto é verdade em qualquer época do ano que você escolher para caminhar, mas é ainda mais importante no inverno, onde o tempo pode mudar de repente. Certifique-se de que seu celular esteja totalmente carregado e que você possa fazer chamadas (leve também baterias extras). Certifique-se de que você sabe como entrar em contato com o resgate nas montanhas e que você tem os meios para atrair a atenção se precisar ser encontrado.

Veja a previsão do tempo

Durante uma semana antes da sua viagem, fique de olho em como está o tempo no seu destino e verifique o tempo previsto para as próximas 48 horas. Saber quais são as condições antes de chegar ajudará você a se preparar adequadamente. Nunca tenha medo de interromper o seu dia ou mesmo cancelar se as condições forem tão ruins que você não esteja confiante em ir em frente. Caminhar nevando é uma experiência incrível também!

RE1_5862-3

Comece cedo e termine cedo

As horas de luz solar são limitadas no inverno, então se for possível começe cedo, para que você possa aproveitar melhor a luz do dia disponível. Seja realista sobre o que você pode conseguir em um dia, já que o gelo e a neve podem tornar as trilhas muito mais complicadas e lentas.

Use bastões de caminhada

Se você nunca usou bastões para caminhada agora é hora de começar! Não apenas os pontos de contato extras ajudarão a estabilizá-lo, mas também serão úteis para encontrar bancos de neve e buracos no caminho que podem ficar ocultos.

ao fundo as principais montanhas: Eiger – Mönch e Jungfrau

Que tal fazer esse passeio com um guia local?

Olha que bacana, você meu seguidor que quiser fazer esse passeio pode ganhar 5% de desconto!!! SIM!!

Clique no link da Empresa Outdoor Interlaken e informe o código ASVIAGENSDARE5  garanta seu desconto e bom divertimento!!!

O guia da vez foi o Sebi

Se você estiver planejando suas férias pela Suíça ou mora no país e quer fazer esse passeio mas tem medo de ir sozinho ou não tem todos os equipamentos necessários, não se preocupe!

A Outdoor Interlaken oferece todo o suporte necessário, desde roupas até os acessórios importantes para a caminhada.

O passeio tem direito de ir com a van até Isenfluh e depois pegar a gôndola  até Sulwald e é a partir dai que começa o percurso,  leva aproximadamente 2 horas. Foi um nível moderado de dificuldade, mas é possível fazer percursos mais leves.

Sebi foi o nosso guia, muito atencioso e durante o percurso parava para nos dar informações locais.  Eles oferecem também água e chocolates para mais energia!

O preço do tour é de 79 francos, então garanta o seu desconto!!!

 

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Caminhada na Neve – Uma ótima opção para curtir o inverno Suíço

  1. Pingback: Onde esquiar em Grindelwald – As viagens da Rê

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s