Gruyère além de ser o famoso queijo tem o misterioso mundo do Alien.

Gruyère é uma pequena aldeia medieval, esta localizada a 30 km de Fribourg, parte francesa da Suíça, muito conhecida devido ao seu famoso queijo que leva o mesmo nome da cidade. É possível começar o passeio visitando a fábrica de queijo localizado no sopé da Vila de Gruyères, ela está classificada como uma das mais belas aldeias na Suíça, mistura-se uma paisagem pitoresca harmoniosa e suas estreitas ruas medievais.

re1_5145-1

E subindo chega-se na pequena e bem charmosa vila aonde tem o Castelo e o Museu do Alien, lá encontra também muitos restaurantes, lojinhas e alguns hotéis ao redor.

Em Gruyères não entram carros, você tem que deixá-lo em um estacionamento próximo e encarar uma pequena caminhada. Taxa de estacionamento: CHF 5 por dia (somente nos finais de semana e feriados).

re1_5242

A fonte, que antigamente servia para abastecer a cidade, um ponto de encontro da região, e no portão fortificado que liga a parte alta do centro. Este portão tem um brasão com os dois herois da cidade Claremboz e Bras de Fer, que salvaram Gruyere de uma invasão no século XIV.

re1_5151

re1_5243
Ave Grou

Brasões de ferro com o símbolo da cidade, a ave Grou (em inglês crane), que no suíço-alemão tem a pronúncia muito parecida com Gruyere.

O castelo, que remonta ao século 13, é hoje um museu que descreve 800 anos de arquitetura regional, história e cultura.

“Entre os séculos XI e XVI esteve na propriedade de 19 condes. O ultimo destes condes, Michel, manteve-se com dificuldades financeiras quase toda sua vida e acabou por abrir falência em 1554. Os cantões de Friburgo e Berna eram os seus credores e nessa condição partilharam o seu condado entre eles. Entre 1555 a 1798, o castelo tornou-se residência para os oficiais de justiça e depois para os prefeitos enviados por Friburgo. Em 1849, o castelo foi colocado à venda e adquirido pelas famílias Bovy e Balland, que ficavam no castelo durante o período de Verão e o restauraram com a ajuda de seus amigos pintores.

Em 1938 o castelo foi readquirido por compra pelo cantão de Friburgo, transformado num museu e aberto ao público. Desde 1993, uma fundação assegura a conservação, bem como a valorização do edifício e da colecção.” *texto copiado do site do próprio castelo.

re1_5212-10

re1_5215-12

re1_5216-13

Ao lado do castelo, você encontra um museu diferente: Musée HR Giger, um artista internacionalmente conhecido. H.R. Giger é um dos mestres inconstestáveis do também realismo fantástico. Seu livro Necromicon, publicado em 1977, inspirou o filme “Alien”, de Ridley Scott. A coleção é vasta. Vale muito a pena a visita.

RE1_5163

  • Horários de funcionamento do museu: 
    • De Abril a Outubro: Todos os dias das 10:00 às 18:00
    • De Novembro a março: Qua -Sex 13:00 – 17:00 | Sab e Dom 10:00 – 18:00 (Fecha segundas e terças)
  • Preço: 12,50 CHF – Estudantes 8,50 CHF – Crianças 4,00 CHF

O museu, projetado pelo próprio artista é uma coletânea sensacional de monstros psicodélicos e criaturas muito loucas.

Para mais infos do Museu no site: HG Giger Museum

re1_5206-7

Saindo do Museu não deixe de dar uma chegada ao bar contíguo ao museu, denominado “Museum Bar HRGiger

A parte de dentro é decorada como se fosse a parte interna de uma criatura gigante repleta de ossos. Todas as mesas e cadeiras são hiper estilosas. Muito legal.

Vale a pena a diversão no bar!

RE1_5168-3

Horário de funcionamento do bar HR GIGER
Terça a Domingo 10:00 as 20:30 h;
fechado às segundas-feiras

Chegar em Gruyeres dá um pouco de trabalho se não estiver de carro. Tanto quem vem de Berna quanto Genebra, terá que trocar uma ou duas vezes de trem. Mas juro que o troca-troca vale a pena devido as belas paisagens que se tem pelo caminho quanto pela cidade de Gruyeres em si. É o trem do chocolate, que depois de Gruyères passa pela fabrica de chocolate Cailler.

 

 

RE1_5228-15

Para encerrar o dia, nada melhor um jantar com um bom fondue!!

re1_5259-23

 

VAI VIAJAR? ENTÃO SE PREPARE POR AQUI!

Gosta das minhas dicas? Quer um roteiro personalizado pela Suíça? Me escreva na página de contato e solicite seu orçamento. Sabia que agora também quando você faz um seguro de viagem, aluguel de carro ou até envio de dinheiro, através do link aqui mencionado abaixo no meu blog, ganho uma pequena comissão? Você não é taxado a mais por isso e ainda ajuda o blog  a produzir mais artigos de qualidade! Então, bora reservar? Mas tem que clicar sempre pelo link do meu blog 😉 

*********************************************************************************

  1. Seguro de viagem:  Seguros Promo
  2. Aluguel de carro: Rent Cars 
  3. Envio de dinheiro: TransferWise

*********************************************************************************

Se deseja ainda mais informações me envie um e-mail: asviagensdare@gmail.com, terei o maior prazer em responde-lo!

 

2 comentários sobre “Gruyère além de ser o famoso queijo tem o misterioso mundo do Alien.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s