Zibelemärit – Festa da Cebola

O ” Zibelemärit ” ( festa da cebola ) é um festival popular tradicional que acontece sempre na última segunda-feira do mês de novembro. Os agricultores da região trazem mais de 50 toneladas de cebolas, algumas em forma de tranças tecidas artisticamente, ou também desenhadas do mais variados tipos. E essa festa acontece somente em Berna, a capital da Suíça.

Barraquinhas coloridas oferecem potes de cerâmica, pão, legumes, queijos, doces e lembranças para o visitante. Não pode deixar de beber o Glühwein, esse é muito parecido com o nosso vinho quente, delicioso e é ótimo para enfrentar as temperaturas de inverno. 

REA_1407
Bonecas feitas na cebola

REA_1401

Porque se chama Zibelemärit?

Existem várias teorias para o evento, a mais concreta e de acordo com as últimas pesquisas é que o mercado se originou no inicio do século de XV com os agricultores que vieram das cidades de Fribourg, Murten e Neuchatel a Berna para a exposição de St. Martin. Os berneses concederam ao povo de Fribourg (cidade vizinha a Berna) o direito de vender cebolas na cidade como recompensa pela ajuda após um grande incêndio que destruiu toda a parte antiga de Berna que era toda de madeira em 1405.

Zibelemärit é o nome dado no dialeto alemão (ou Zwiebelmarkt, em “alemão escrito” – Zwiebel, para cebola e, Markt, para mercado).

E porque começa as 5 da manha?

Como foi falado dos agricultores na época que chegaram para vender todos os tipos de legumes o que mais se vendia era a cebola. E para atender a demanda da oferta o preço das cebolas era mais barato pela manhã. Talvez isso seja a razão da festa ainda começar bem cedo.

Então lá pelas 2 da manhã os agricultores começam a equipar as barracas e por volta das 6:00 encontra-se o local praticamente lotado. Esse ano, após meu sexto ano prestigiando a festa eu consegui ir pela primeira vez, bem cedinho. Dificil acordar de madrugada, ainda  mais com a temperatura abaixo de zero, adorei e super recomendo, porque é possível ver todas a barracas bem arrumadas, com os mais variados tipos de cebolas enfeitadas e também de encontrar os berneses e turistas do mundo todo!!

thumbnail_img_1104-1

thumbnail_img_1123-6

Batalha geral do Confeti

Essa é a animação da criançada, que adoram ficar jogando confete em todos que passam. Impossível de ir na festa e voltar se nenhum confete por dentro do casaco. Jovens também  vem armados de martelos de plástico que canta na cabeça de todos que passem por perto e guerras de confete anima o ambiente. E não adianta fazer cara feia, porque tudo é de brincadeira. Nem os policiais escapam…

REA_1392

thumbnail_img_1131-10

thumbnail_img_1132-11

Além das toneladas de tranças e coroas de cebola, há também várias barracas com petiscos feito de cebola, como  a torta de cebola, sopa de cebola, salsichas de cebola, ou seja,  não dá para acabar o dia sem ficar com bafo de cebola hahahaha.

thumbnail_img_1138-10

thumbnail_img_1125-7
optei pelo Knoblibrot – pão com creme de cebola e alho – delicioso!!
thumbnail_img_1111-2
A cidade fica lotada o dia todo!

A festa vai até por volta das 20 horas. A essa altura Berna fica também irreconhecível por outro motivo: pela sujeira de confetis. Mas os garis da Prefeitura se encarregam de “entregar” a cidade limpinha logo no final da festa!

thumbnail_img_1140-12

A próxima festa será no dia 27 de novembro de 2017!! Agende-se!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s