Porto de Galinhas – PE

Um pouquinho da História, sempre é bom saber!!!

Porto de Galinhas é uma praia muito conhecida do nordeste brasileiro, localizada no município de Ipojuca, no estado de Pernambuco. Sua fama se deve, principalmente, às belezas naturais: piscinas de águas claras e mornas formadas entre corais, estuários, mangues, areia branca e coqueirais. Inicialmente, a praia era chamada de Porto Rico, e a madeira de Pau Brasil era o principal produto comercializado.

Por volta de 1850 quando o tráfico de escravos já era proibido por lei, Porto de Galinhas tornou-se um porto clandestino de venda de escravos. Os escravos que ali chegavam eram trazido de Angola e transportados no porão do navio. Na superfície vinham as galinhas para disfarçar o que a embarcação realmente trazia. Assim que aportavam, a notícia se espalhava na região, há galinha de Angola no porto. Na verdade esse era apenas um código para alertar os grandes proprietários de terras que os escravos haviam chegado. Desde então o lugar ficou conhecido como Porto de Galinhas.

Fechamos a parte aérea , hotel, traslados, café da manhã e jantar com minha amiga Carol, da Frontiere Turismo que já conhece os nossos gostos , escolhemos o Hotel Armação em Porto de Galinhas, indicado por ela pela localização e por ela já ter ficado lá e gostado muito. Já tínhamos visto também , mais ou menos o valor dos passeios e sabíamos mais ou menos quanto iríamos gastar. Isso também é muito importante .

Pesquisamos na internet sobre a tábua das marés – existem períodos onde a praia está com a maré muito alta e se maré estiver alta, não dá para ver as piscinas naturais. O perfeito é quando a maré está de 0.0 a 0.3.

Pedimos no Hotel para eles pesquisarem na internet para nós, e a partir daí bolamos nossos passeios.

Primeiro dia: 21/01/2013

Ficamos no Hotel Armação,

Piscina do Hotel com vista para praia! Maravilhoso! Vendo o sol nascer!

Ótimo Hotel, ótima localização 2km da praia, com taxi de plantão o tempo todo onde pagávamos R$ 10,00 para ir até a vila, onde tudo acontece, é conhecida como a Vila dos Pescadores. Tem diversos restaurantes, shows, forró e tudo mais. Há 30 anos atrás só existia essa vila com pescadores vendendo peixes e só, hoje está repleto de lojas, sorveterias, bancos, restaurantes. Foi nessa vila que compramos os pacotes para os passeios, uma vez que no Hotel estava muito caro, compramos na Rua dos Navegantes,73 na PIMENTEL TURISMO, excelente!!!!!!! Fechamos todos os passeios com eles.

Muito gostoso ficar passeando na vila é muito tranqüilo, segurança milllllll. Fomos até o supermercado para economizar um pouco pois no Hotel tudo é muito caro.

Segundo dia: 22/01/2013 – Praia dos Carneiros

Conhecemos a Praia dos Carneiros, R$ 35,00 por pessoa.

A Praia dos Carneiros fica em Tamandaré em Pernambuco 50 km de Porto e vale cada caminho percorrido!!!! Não deixem de conhecer, vista maravilhosa, toda emoldurada por coqueiros. O dia ajudou muito, tivemos muita sorte, dia lindo! Está entre as praias mais bonitas do Brasil, tem 6km de coqueirais, que margeiam toda a sua extensão, a água é límpida, o mar é calmo e morno, sua paisagem é moldada pelo estuário de três Rios, e por um paredão de arrecifes com piscinas naturais.

Arrecifes com muito ouriços, importante ir de chinelo.

A vista da pitoresca igreja de São Benedito é linda, íamos até lá para visitar, pois ficava perto do restaurante Bora Bora, que dizem que é famoso, mas aconselharam a gente não ir pois estava lotado .

Imperdivel também é o revitalizante banho de argila, vale a pena contratar a fotógrafa para tirar as fotos pois ela é excelente e entregou-nos um CD com muitas fotos.

tirando e preparando a argila.
Já que a argila deixa mais bonito, vamos testar! hahaha

Eles indicaram um restaurante para almoçar mas nós não gostamos, achamos um ao lado, chamado JAOBÁ preço bom, e não tinha quase ninguém.

Comida boa!!!

A noite curtimos o nosso Hotel maravilhoso, teve campeonato de caipirinha e lógico que fui lá para participar, não ganhei nada, mas fiz muita caipirinha para experimentar, muito bom!!!!

Terceiro dia: 23/01/2013 – CALHETAS – CABO DE SANTO AGOSTINHO

Para quem vai a Porto de Galinhas, vale a pena, o passeio não é muito caro, e é uma praia diferente das demais. A princípio ela não encanta muito, pois é uma praia muito perigosa, não recomendo se for com criança, mas oferece uma beleza diferente, cercada de pedras, com areias grossas.

Ponto de ônibus que encontramos no caminho

A água do mar é surpreendente, muito clara e tem um azul maravilhoso. Os coloridos barcos de pesca embelezam também a pequena praia.

Para quem gosta de aventura existe uma tirolesa que te atira dentro do mar, mas as meninas não se animaram ir. Tem também o conhecido e famoso bar do Artur, nós não comemos lá, mas não deixem de conhecer pois tem uma vista muito legal e tiramos fotos lindas lá.

A noite fomos no forró na Vila. Foi ótimo e muito diverti com músico ao vivo. Para quem curte um forró como eu não perca!

Quarto dia : 24/01/2013 – Muro Alto ( Imperdível) R$ 110,00 (R$37,00 cd uma)

Vale muito a pena conhecer Muro Alto, fizemos um passeio de buggy ponta-a-ponta, pois estávamos em Porto de Galinhas.

Passamos em Maracaípe, fizemos um passeio de jangada pelo rio que foi uma delícia, vimos os cavalos marinhos que vem procriar no mangue e apreciamos a charmosa vegetação de mangue com as lindíssimas raízes aéreas, cheias de ostras, siris e samurai.

Depois fomos para o Muro Alto, tivemos muita sorte, pois o bugueiro foi com a nossa cara e deixou-nos passarmos o dia todo lá enquanto ele foi fazer uns bicos. Deu tempo de curtir os arrecifes, (foi a melhor coisa que fizemos ir junto com um nativo de lá, até ouriço na mão nós pegamos). Passeio de meio dia não dá para aproveitar muito.

Olha a cara de medo!
nosso guia!

Era possível fazer StandUp, muito divertido.

Para acabar o dia, uma bela água de coco na beira da piscina e apreciar o pôr do sol.

Quinto dia : 25/01/2013 – Maragogi (R$85,00 p/pessoa)

Como o passeio ia iniciar as 6h da manhã, resolvemos acordar as 4h para ver o sol nascer. Levei o tripé e fizemos muitas fotos maravilhosas!!!!!! Na piscina , curtindo o mar e esperando o sol nascer, e a hora da Van chegar para irmos para Maragogi momento único!!!!!!!

MARAGOGI – FICA A UMA HORA E MEIA DE PORTO DE GALINHAS.

Ir à pequena cidade de Maragogi, no norte de Alagoas, é se sentir no Caribe sem precisar deixar o Brasil. As praias paradisíacas – de densos coqueirais, águas límpidas e esverdeadas – fazem jus à comparação. Mergulhar no mar calmo de Maragogi e observar bem de perto os arrecifes de corais e ter o corpo rodeado de peixes coloridos. Lembramos muito de Cozumel, (caribe) onde fizemos um passeio parecido.

A fama de Maragogi vem de suas impressionantes piscinas naturais – chamadas de Galés. Distantes cerca de 6km da praia ela se formam em alto mar por conta dos arrecifes de corais. Nós fomos de Catamarã, já incluso no passeio. A maré estava baixa, como já havíamos pesquisado.

As meninas mergulharam na superfície utilizando snorkel. Coloquei toda minha coragem em ação e fui de cilindro, uma vez que não era preciso ser profissional para optar por esse tipo de mergulho, e nem sequer saber nadar. A profundidade máxima explorada é de 5 metros e um instrutor acompanhou-a pelo braço durante todo o tempo. Ameiiiii!!!!!!! Voltei deslumbrada!!!!!!!!

Agora hora de ver com o cilindro!! Muito lindo!!!

Almoçamos junto com o pessoal da excursão, foi muito bom mesmo!!!!!

DSC_0256 copy Maragoggi

No final da tarde ficamos curtindo mais uma vez o nosso hotel maravilhoso.

Quinto dia : 26/01/2013 – Praia Porto de Galinhas

Saimos do hotel cedo, caminhamos 2km pela praia e fomos finalmente conhecer a praia de Porto de Galinhas, alugamos umas cadeiras não muito perto da vila para ficarmos mais sossegadas, eles cobraram R$15,00 para usar as cadeiras, mas como consumimos não cobram nada, passamos o dia todo na praia.

Na praia se encontra vários vendedores, vendendo vários tipos de coisas!!

chapéus, roupas, caipirinhas, milho verde…

Queijo, caldinho…

brincos e colares.

mariscos…

E até repentistas!!! ISSO É BRASIL!!!!!!

Voltamos a pé bem de tardezinha, a noite rolou uma Festa Junina no Hotel , muito bom!!!!!!

Sexto dia : 27/01/2013

Ficamos curtindo o Hotel – Tudo que é bom dura pouco!!! Ultimo dia!!!!!

Acordamos as cinco da manhã para ver o nascer do sol. Perfeito!!!!! Nos divertimos bastante, tiramos muitas fotos, umas mais lindas que as outras.

Depois fomos andar pela praia, uma delícia!!!!!

Desocupamos o quarto as 15h, mas como o Hotel era excelente deixou-nos ficar até as 18h esperando na piscina, e nos ofereceu um banheiro com toalhas e sabonetes.

E para finalizar essa grande semana, ficamos na piscina, tomamos uma caipirinha para bebemorar os momentos deliciosos que passamos juntas!

“O fantástico da vida é estar com alguém que sabe fazer de um pequeno instante um grande momento…”