Carnaval em Berna – Bärner Fasnacht

Você acha que o carnaval é comemorado apenas no Brasil? Enquanto no Brasil o carnaval acaba na quarta-feira de cinzas,  a festa em Berna começa na quinta celebrando a saída do urso da “toca”, o urso passa o inverno no Käfigturm (torre da prisão) ele é acordado de seu sono de 111 dias pelo “Ychüblete” (rufar dos tambores) e então, tem a festa Bärebefreiig (a liberação do urso) .

Não é nada tão grandioso como o carnaval do Brasil (nem se compara) mas é bem divertido. As pessoas jogam confetes um nos outros, e parece que é a época que o pessoal sai todo de casa. O Guggenmusik-Cliques (bandas de músicos de carnaval) fazem a rota de 6 km ao longo de Berna com seus ritmos nativos e música barulhenta. Tem também barraquinhas com comes e bebes. Pra quem não sabe o Guggenmusik teve suas origens no costume de expulsar os espíritos do inverno com chifres de vacas

As bandas começam desfilando da cidade velha e vão ate quase perto da estação. As fotos são do carnaval de 2016.

RE1_5868

Há vários pequenos blocos que se apresentam na rua, é bem bacana de ver! Todos bem caracterizados e maquiados,  cada bloco tem uma pequena banda cada um tocando um instrumento.

RE1_5859

RE1_5861

RE1_5866

RE1_5872

RE1_5873

RE1_5883

A noite sempre tem festa e claro, me reuni com as amigas e fizemos nosso carnaval.  Nos divertimos bastante! Como não queríamos ficar de fora, sem fantasia, improvisamos uma fantasia de militar. Afinal tem alguns locais que só permite entrada se estiver com fantasia! Fizemos um esquenta no Restaurante Desperado, jantamos e terminamos de nos maquiar!

RE1_5893

Depois partimos para rua para começar a brincadeira! No caminho é possível encontrar muitas pessoas com várias fantasias legais.

RE1_5904

RE1_5900

RE1_5901

RE1_5910

No final entramos no Kornhauskeller, é um restaurante chiquérrimo mas quando tem eventos especiais vira uma casa de show. E foi lá que terminamos a nossa noite. Foi divertido!!!

RE1_5919

RE1_5923
As “Militeiras” – Carnaval de 2016

Um lugar bem bacana para curtir o carnaval em Berna é no Restaurante Zunft zu Webern, sempre lota mas só pode entrar fantasiado!! Ele esta localizado na Gerechtigkeitsgasse 68 ( na cidade velha)

Além de Berna tem mais carnaval por toda a Suíça porém em datas diferentes, cito aqui os outros carnavais bem famosos por aqui.

Basel – É considerado o maior carnaval da Suíça. Começa às 4 h da segunda-feira após a quarta-feira de cinzas. O Morgenstreich: Este é possivelmente o desfile mais estranho e mais surreal que você irá participar. Exatamente às 4h da manhã de segunda-feira depois da quarta-feira de cinzas, as luzes da cidade estão desligadas e todas as bandas começam a brincar juntas na escuridão total. Cada grupo caminha com uma lanterna iluminada, decorada em torno do tema. Há centenas de membros mascarados por toda a cidade e milhares de espectadores. É difícil levantar antes das 4 da manhã para o desfile, então muitas pessoas se divertem durante a noite até as 4 da manhã. Mesmo se você não for ao Morgenstreich, provavelmente ouvirá trechos da música, se morar na cidade. Muitos restaurantes e bares em Basileia durante estes três dias funcionam direto, dia e noite.

Lucerna – O Carnaval de Lucerna é o maior evento anual da cidade de Lucerna e da Suíça Central.
O Carnaval começa ( “Schmotzige Donnschtig”), a quinta-feira antes de segunda-feira de Carnaval ( “Güdismäntig”) considerado a “quinta suja”.Começa às 5 horas da manhã o festival de folclore na cidade velha.

Para saber onde tem carnaval em outras cidades, confira no site Fasnacht.be

 

 

 

Anúncios

3 comentários sobre “Carnaval em Berna – Bärner Fasnacht

  1. Pingback: Berna – O que fazer para aproveitar o melhor da capital suíça – As viagens da Rê

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s