Capadocia – Green Tour

16/07/2013

Após a grande emoção que tivemos hoje cedo no nosso Passeio de Balão, fomos ainda fazer o tour verde, que incluiu: Cidade Subterranea, Ihlara Valley, Catedral Selime, Vale dos Pombos

Saímos cedo, o guia nos buscou no hotel, e fomos até a cidade Kaymakli, fomos conhecer a Cidade Subterrânea, antes da entrada tem um grande bazar com várias lojas,

DSC_0221

DSC_0194

Há 36 cidades subterrâneas na Capadócia e a mais ampla é Kaymakli enquanto que a mais profunda é a de Derinkuyu, mas essa não visitamos.

Logo na entrada o guia orientou-nos que, quem sofre claustrofobia que é melhor não arriscar. Nossas amigas não tiveram coragem de ir e fui só com minha mãe e o guia.

A Cidade Subterrânea de Kaymakli foi construída debaixo da colina conhecida como a Cidadela de Kaymakli e abriu ao público em 1964. Os habitantes da aldeia de Kaymakli (Enegup em grego) construíram as suas casas à volta de quase 100 túneis da cidade subterrânea e ainda usam algumas zonas dos túneis, como as caves, os armazéns e os estábulos, às quais têm acesso através dos seus pátios. A cidade subterrânea de Kaymakli tem passagens baixas, estreitas e inclinadas. Tem 8 andares abaixo do chão, mas apenas 4 estão abertos ao público. Nestes os espaços estão organizados à volta de tubos de ventilação.

DSC_0201

DSC_0207

DSC_0198
Kisile Church

No 2º andar a igreja tem uma só nave e duas absides. Em frente às absides está o altar e em ambos os lados deste há plataformas para assentos. Também há alguns quartos neste andar.

 

DSC_0216

De fato andar por ali por baixo náo era uma tarefa muito fácil!

Apesar de apenas 4 andares terem sido abertos, é certo que Kaymakli é uma das maiores cidades subterrâneas da região. É a mais ampla de todas as cidades exploradas. O nº de armazéns encontrado numa zona muito pequena sugere que muitas pessoas residiam aqui. Os arqueólogos pensam que podiam viver aqui até 3500 pessoas!!!

DSC_0213

Ufa conseguimos ir até o final!!!!

Depois fomos para Ihlara Valley, (Ihlara Vadisi ou Vale Ihlara) é um oásis na árida região, porém linda, fica no interior da Turquia. Este é o maior desfiladeiro da região da Anatólia, com profundidade que chega a 100 metros, formado pelo Rio Melendiz há milhares de anos. O vale se estende de Ihlara até a região do Monastério Selime.

DSC_0244

O passeio começa com uma longa descida pelos desfiladeiros e uma parada para visitar a igreja no estilo caverna de Agaçalti Kilise (Igreja debaixo da Árvore) e seus afrescos bizantinos. Se desejar conhecer, existem mais sete igrejas importantes no vale.

 

DSC_0249

DSC_0255

DSC_0257

DSC_0262

O rio Melendiz, no qual divide o monte, permite a forma que consiste até hoje.

DSC_0292

É hora de continuar em frente, sempre à beira do Melendiz, até chegar a uma região cheia de restaurantes. Basta escolher o menu que mais lhe agrade, tentar sentar-se em um dos bangalôs sobre o rio e curtir a deliciosa gastronomia turca em meio à natureza.

DSC_0317

Depois do nossa pausa e grande almoço, o guia nos levou ate a Catedral Selime.

DSC_0330

A Catedral está situada em uma incrível montanha de pedra cortada por túneis que constituem um grande monastério bizantino.

DSC_0346

É muito interessante percorrer pelos corredores desse grande monastério.

DSC_0351

DSC_0359

Do alto dos cinco ou seis andares deste pico de rochas, é possível ter uma vista panorâmica de diversas “chaminés das fadas” negras, que serviram de cenário para gravação do filme “Star Wars“. Um lugar surreal, onde você fica parado, admirando, até que seu guia o interrompa e diga que é hora de voltar pra casa…

DSC_0360

DSC_0366

Lugar muito bonito, tranquilo, apesar do calor era muito refrescante ficar dentro das caves sentindo um vento no rosto.

Depois seguimos para nosso ultimo tour. Fomos para o Vale dos Pombos

DSC_0373

Güvercinlik Vadisi (Vale dos Pombos / Pigeon Valley)

Bastante próximo ao Castelo Uçhisar está o Vale dos Pombos. O nome do vale vem da enorme quantidade de pombais que foram esculpidos ao longo do vale. Os pombos eram utilizados como fonte de alimentos e fertilizantes, porém os fertilizantes químicos fizeram que a demanda por pombos diminuísse apesar que alguns fazendeiros ainda mantém métodos tradicionais por acreditarem que deixam as frutas mais doces e suculentas.

DSC_0374

DSC_0377

E aqui encerramos o tour green de hoje.

DSC_0401

Depois voltamos para o hotel, baixar fotos e curtir a vista.


					

Um comentário sobre “Capadocia – Green Tour

  1. Amelia

    Gostei muito RÊ, pois Capadocia não é somente Passeio de Balão. Cavalgar na Capadocia é algo inesquecível, entrar na cidade subterrânea precisa muita coragem, mas valeu a pena para apreciar e se encantar com toda estrutura interna.Os tours foram fantásticos!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s