Istambul

12.07.2013

Saímos de Paris destino a Istambul, 3 horas de vôo e chegamos em Istambul. Já no aeroporto trocamos um pouco de euro para a moeda local que é a Lira Turca.

1 euro era o equivalente a 2,40 liras turcas.

blogger-image-1715788334
Lira Turca

E ai começou a nossa aventura. Primeiro procurar taxi e negociar, afinal como estavamos na Turquia, demos uma de turcas e procuramos o mais barato.

O taxista tirou até o pneu de step para que coubesse nossas malas. Pensa 4 mulheres, nem preciso dizer… rsrsrs

Nosso hotel era mais ou menos 50 km do aeroporto, então a volta era grande! Até conseguir chegar, apreciamos a cidade e descobrimos que a Turquia é o único pais que tem dois continente em uma mesma cidade: Asia e Europa.

O taxista não conseguia achar o nosso hotel, rodava, rodava, e começava a perguntar para um monte de gente e ninguém sabia aonde era.

Começou a bater um desespero e medo, afinal nós não conhecíamos nada, e já estava escuro e o local muito estranho. Tentamos ligar no hotel e ninguém atendia!

Reservamos o Nur Apart Hotel e a recepção só funcionava na parte da manhã. Já estavamos preocupadas, com muito medo e também irritadas com o taxista e também porque ele não parava de dizer “Insha’Allah!!!!” (Essa palavra é usada para indicar um desejo de fazer algo que se deseja. Também proporciona a benção de Deus sobre algo ou alguém. Por exemplo, se alguém quer fazer algo em particular, se esta pessoa sabe que é muito difícil de alcançar, essa expressão invoca a benção de Deus antes de que isso ocorra ou antes de que esta pessoa tente fazê-lo.)

E de repente parou o carro, desceu, abriu o porta-malas e começou a tirar nossas malas, deixando-as na rua. Enquanto isso encontramos um menino que conhecia o responsável pelo Nur, e nos ajudou. “Insha’Allah!!!!” Ele nos levou até o local e conseguimos as chaves, mas quando entramos, vimos que havia um problema no banheiro, ele arrumou outro em frente para nós, mas era no ultimo andar. Haja escada!

Mas o quarto era bem estranho para nós, mas depois nos adaptamos, mas o melhor é que tinha uma vista maravilhosa para a Mesquita, estava muito bem localizado e era muito barato. Mas não recomendo.

Como o hotel não tinha café manha, fomos procurar um local para um café básico e ficamos surpresa pois além de muito bom, ficou apenas em 10 liras para cada uma. Muito bom depois de uma noite tensa.

blogger-image--1993112758

Nosso primeiro passeio foi no Topkapi Palace, situado no bairro Sultanahmet, muito perto do hotel, fomos a pé.

O Topkapi foi residência se sultões otomanos, por quatro 400 anos (título de honra conferido a príncipe e soberanos mulcumanos. Foi construído entre 1459 e 1465 e é formado por vários pavilhões e jardins enormes. Tinha várias salas com exposicoes de trajes imperiais, usadas pelo sultões, também a área com os tesouros, armas etc.

Palácio Topkapi

Dentro desse Palácio tem um pequeno Harém (vem de uma palavra árabe, que significa proibido). Quando entramos no Harém passamos pelo o “Gate of felicity” – o portão da felicidade. Quando as meninas entravam nesse portão, pela primeira vez, elas eram informadas que depois que passassem pelo portao, nunca mais voltaria, e ficavam confinadas.

Nesse Harem havia mais de 400 cômodos, pois moravam muitas pessoas lá dentro. Hoje a maioria dos cômodos estão fechadas. Era aonde as mulheres ficavam e o acesso era restrito ao sultão e seus filhos.

As moças eram escravas ou prisioneiras de guerra, onde era capturadas por navios piratas e eram negociadas nos mercados. Os Sultóes selecionavam as mais belas. Tem muita história sobre esse Harém que daria um Post inteiro, um dia tento escrever só sobre ele.

Bom, saindo de lá fomos no Grand Bazar que alias é uma visita imperdível! Tem que ir e pechinchar muito! Tem muita coisa linda dá vontade de levar tudo.

DSC_0338 DSC_0328

DSC_0308Re burca

Mas saímos antes de comprar tudo, e também não gastar toda a Lira, hahaha, pois tínhamos marcado um passeio de barco pelo Bósforo.

Durante o passeio de barco, foi possível ver o outro Palácio Dolmabahce, mas esse passeio vale mais a pena fazer a noite, que tem o jantar incluso com apresentação de dança e passa pelo mesmo caminho, como não sabíamos acabamos fazendo os dois passeios de barco.

Vista do barco o Palácio Dolmabahce

palhaçadas fazem parte!

No nosso segundo dia, visitamos a Mesquita Azul ela é a mais importante de Istambul, foi construída em 1609 e 1616 e foi inaugurada em 1617 durante o mandato de Mustafá I. Sua arquitetura parece com a Santa Sofia, mas conta com 6 minaretes, para entrar, tem que estar com roupas adequadas, tirar os sapatos e para as mulheres cobrir também os cabelos e lá fomos nós.

photo-3

Saimos de lá e fomos para Basílica Cisterna, ou conhecido também como Palácio Submerso, aonde foi filmada a abertura da novela Salve Jorge. Era o principal reservatório da cidade.
Era definitivamente essencial em períodos de seca ou durante ataques de inimigos. Os bizantinos podiam resistir por mais tempo com o suporte do reservatório em épocas de conflitos.

Foi construída no século XI durante o reinado do imperador Justiniano, o período mais próspero do Império Romano do Oriente.

São 336 colunas vindas de diferentes territórios conquistados mas 2 são especiais, pois tinham a base na forma de cabeça de Medusa, uma que esta de cabeça para baixo, para neutralizar os poderes maléficos e a outra de lado que parece estar sonhando, segundo a lenda.

E foi muito bacana a visita, e também tem fotógrafos com cenários montados e fantasias da época e vale a diversão de fazer a foto.

1056

1050

Como todos os pontos turísticos ficam bem próximo um do outro, fizemos todos a pé, o Topkapi,  Mesquita Azul, Basílica Cisterna e Haghia Sophia.
Por lá tem também o Museu Arqueológico, mas não tivemos tempo de visitar.

O verão por aqui é muito quente, e merecemos uma pausa para um sorvetinho turco!

A noite para encerrar o grande dia, fizemos novamente o outro passeio de barco só que agora o noturno com direito a jantar e apresentação de dança do ventre. Era com bebida inclusa e pagamos 50 euros cada uma! Foi muito divertido.

Nosso terceiro dia de passeio foi pelo Palácio Dolmabahçe, que aliás esse devia ter sido o primeiro, para quem não tiver muito tempo recomendo ir só nesse, pois vale muuuito. É surpreendente!
Esse Palácio foi o principal centro administrativo do Império Otomano de 1853 a 1922.

Foi residência do sultão quando substituiu o Topkapi. Para visitar o Museu e o Harém custou 40 Liras.

O ingresso custa 40 Liras, e vale muito a pena conhecer tudo.

Depois que passa pelo portão principal se vê um jardim maravilhoso, que dá vontade de ficar só ali curtindo a paisagem de tão lindo e florido.

Entrada do Palácio

Não é permitido fazer fotos dentro do Palácio e do Harém, mas é a coisa mais linda, tem lustres enormes, mesas, acessórios, jóias. O Palácio é todo decorado e lindo! Ficamos um bom tempo por lá e curtimos tudo.

É um Palácio enorme!

O jardim no verão é muito bonito, limpo e organizado.

Jardim do Palácio

Depois pegamos um táxi para voltar para o hotel, pois queriamos tentar voltar no Museu Arqueológico que tinha ficado para trás. Mas o taxista deu tanta volta que valeu o tour. Vimos a Muralha bizantina que servia como proteção durante o período das guerras.
E depois ele nos deixou perto do Museu, mas era dentro do Topkapi e como já tinhamos ido não iamos pagar de novo.

Arasta Bazaar

Mas tinha um outro bazar por lá muito legal também! E ficamos por lá até encontrar um brasileiro que veio conversar com a gente. Ele já estava em Istambul por mais dias e nos deu dicas por ali e nos levou no Restaurant Seven Hills, que tem uma vista de 360 de toda Istambul!! Valeu demais a dica amigo. E ainda nos apelidou de Meninas Super Poderosas Around the world!! Pela nossa coragem de estarmos fazendo tudo sozinhas sem guia!

Restaurant Seven Hills
Haghia Sofia
Mesquita Azul
Provando o Raki – Bebida Típica Turca

Tradicionalmente, a bebida é oferecida em um copo fino, estreito e longo e é acompanhada por fatias de queijo feta e melão, mas também pode vir ao lado de pepino, alface e peixe. Deve-se encher o copo com 1/3 de raki e 2/3 de água. Quando se adiciona água ou gelo, o ‘raki’ adquire o aspecto de leite, o que deu origem ao apelido de “leite de leão” (arslan sütü).

Um brinde a nós! Serefe!

E assim foi nossa grande aventura em Istambul.

E até próxima! Cappadocia!! Güle Güle!!